terça-feira, 4 de outubro de 2016

VENDAS DE NAVIOS DE CRUZEIROS


Companhia latina do grupo Royal Caribbean parece estar querendo os navios que operam para sua filial francesa, a CDF - Croisières de France, fora de sua frota. Construídos em 1990 e 1992, Horizon e Zenith estão à venda em sites especializados, por 65 milhões de dólares cada.

Após cancelar a temporada 2015/2016 do Zenith, a Pullmantur colocou o navio à venda, junto a seu gêmeo Horizon. Operados pela filial francesa do grupo Royal Caribbean, a Croisières de France (CDF), os navios passaram a ser listados nos websites de diversas empresas especializadas na venda de embarcações, como o Yatch Market.

Neste último, por exemplo, os gêmeos estão online desde meados de setembro e são descritos como navios de cruzeiro modernos para 1,800 passageiros. Cada embarcação é oferecida por US$ 65 milhões. Curiosamente, a galeria de imagens do Horizon inclui uma foto de 2011, de autoria de Márcio Bruggemann, que mostra claramente o navio atracado na altura dos terminais 30, em Santos, clique aqui para ver. A página do Zenith, que mostra o navio ainda com a pintura anterior da Pullmantur, está disponível neste link.
Horizon, durante sua única temporada
no Brasil com este nome.
Apesar de todos os indicativos, a Pullmantur negou oficialmente que tenha intenção de vender seus navios. Em contato com o portal de cruzeiros espanhol InfoCruceros, a companhia informou que "não busca, e nem buscou, proativamente um possível comprador para nenhum de seus ativos", dizendo, entretanto que "caso alguma oferta a esse respeito chegasse, ela seria estudada, como sempre, para avaliar sua conveniência".

A companhia ainda acrescentou que "os planos de crescimento do Grupo Pullmantur, a longo prazo, incluem a incorporação de novos ativos e, caso seja necessário, a possibilidade de dar baixa em outros".

O InfoCruceros interpreta as declarações cautelosas da Pullmantur como um indicativo de que a companhia não tem pressa em vender os navios, mas que se de fato o fizesse, abriria caminho para o recebimento de unidades mais novas desde sua matriz a Royal Caribbean. Segundo o site, a diminuição na oferta atual da companhia com a venda, faria com que a vinda de novos navios não aumentasse radicalmente o número de leitos da CDF e Pullmantur. Permitindo assim uma modernização e homogenização da frota sem um grande aumento em capacidade.

Horizonte escuro na Pullmantur
A Royal Caribbean cancelou recentemente a transferência de dois navios para o grupo Pullmantur. Em abril deste ano, a CDF receberia o Century, da Celebrity Cruises. O navio, foi no entanto, vendido para operadores chineses parceiros no final de 2014. Já em abril do próximo ano, a própria Pullmantur receberia o Majesty of the Seas, da Royal Caribbean International (RCI). Entretanto, a companhia norte-americana resolveu manter o navio em sua frota, e cancelou a transferência para os latinos. A justificativa da RCI foi, que, com o cancelamento, era possível atender uma demanda de seu público, que gostaria de continuar navegando no Majesty.

Assim, o grupo Pullmantur está operando uma frota de cinco navios, são eles o Empress, o Monarch e o Sovereign, originalmente da Royal Caribbean, e os gêmeos da CDF colocados a venda. 

Entregues em 1990 e 1992, respectivamente, Horizon e Zenith foram construídos para a Celebrity Cruises, que na época ainda era uma empresa do grupo grego Chandris. O Zenith foi o primeiro a ser transferido para a Pullmantur, diretamente da Celebrity, em 2007. Já o Horizon, após deixar a frota da Celebrity em 2005, operou primeiramente pela Island Cruises (como Island Star) antes de ser transferido para a Pullmantur em 2009.

Cada navio possui cerca de 47 mil toneladas, e capacidade para aproximadamente 1,750 passageiros. Nos últimos anos, ambos vem operando na maior parte do tempo para a filial francesa da Pullmantur, a Croisières de France, que opera na Europa e no Caribe com foco em passageiros que falam a língua francesa.

Navio da S Class
Além dos navios da Pullmantur, outros navios de grandes companhias também estão a venda no Yatch Market. Da Carnival Corporation, o Oriana (que opera pela P&O UK) é oferecido por US$ 210 milhões, enquanto o Pacific Princess (da Princess Cruises) é listado por US$ 110 milhões. A Holland America Line, outra marca da Carnival, possui dois navios à venda, o decano da frota, Prinsendam e um dos restantes da S Class. A companhia pede, respectivamente, US$ 125 milhões e US$ 150 milhões por cada. O chinês Henna, construído para a Carnival como Jubilee e gêmeo do Holiday e do Celebration, também faz está a venda, por US$ 40 milhões. 

O Costa Classica, da Costa Crociere, é outro a figurar na lista, com preço na casa dos US$ 150 milhões. Os gêmeos SuperStar Aquarius, ex-Norwegian Wind, e SuperStar Gemini, ex-Norwegian Dream, da Star Cruises da Malásia, também figuram como disponíveis para venda, por US$ 150 milhões cada. Pelo português Funchal, da Portuscale Cruises, o site pede US$ 10 milhões. Valor semelhante ao pedido pelo ex-Melody, da MSC, que volta a estar a venda, após ser comprado por uma empresa indiana em 2014. Outro velho conhecido do mercado brasileiro, o Island Escape pode ser levado por US$ 35 milhões, segundo o site.
http://www.portalworldcruises.com/2015/10/pullmantur-coloca-horizon-e-zenith-venda.html

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