Companhia latina do grupo Royal Caribbean parece estar querendo os navios que operam para sua filial francesa, a CDF - Croisières de France, fora de sua frota. Construídos em 1990 e 1992, Horizon e Zenith estão à venda em sites especializados, por 65 milhões de dólares cada.
Após cancelar a temporada 2015/2016 do Zenith, a Pullmantur colocou o navio à venda, junto a seu gêmeo Horizon. Operados pela filial francesa do grupo Royal Caribbean, a Croisières de France (CDF), os navios passaram a ser listados nos websites de diversas empresas especializadas na venda de embarcações, como o Yatch Market.
Neste último, por exemplo, os gêmeos estão online desde meados de setembro e são descritos como navios de cruzeiro modernos para 1,800 passageiros. Cada embarcação é oferecida por US$ 65 milhões. Curiosamente, a galeria de imagens do Horizon inclui uma foto de 2011, de autoria de Márcio Bruggemann, que mostra claramente o navio atracado na altura dos terminais 30, em Santos, clique aqui para ver. A página do Zenith, que mostra o navio ainda com a pintura anterior da Pullmantur, está disponível neste link.
Após cancelar a temporada 2015/2016 do Zenith, a Pullmantur colocou o navio à venda, junto a seu gêmeo Horizon. Operados pela filial francesa do grupo Royal Caribbean, a Croisières de France (CDF), os navios passaram a ser listados nos websites de diversas empresas especializadas na venda de embarcações, como o Yatch Market.
Neste último, por exemplo, os gêmeos estão online desde meados de setembro e são descritos como navios de cruzeiro modernos para 1,800 passageiros. Cada embarcação é oferecida por US$ 65 milhões. Curiosamente, a galeria de imagens do Horizon inclui uma foto de 2011, de autoria de Márcio Bruggemann, que mostra claramente o navio atracado na altura dos terminais 30, em Santos, clique aqui para ver. A página do Zenith, que mostra o navio ainda com a pintura anterior da Pullmantur, está disponível neste link.
Horizon, durante sua única temporada no Brasil com este nome. |
A companhia ainda acrescentou que "os planos de crescimento do Grupo Pullmantur, a longo prazo, incluem a incorporação de novos ativos e, caso seja necessário, a possibilidade de dar baixa em outros".
O InfoCruceros interpreta as declarações cautelosas da Pullmantur como um indicativo de que a companhia não tem pressa em vender os navios, mas que se de fato o fizesse, abriria caminho para o recebimento de unidades mais novas desde sua matriz a Royal Caribbean. Segundo o site, a diminuição na oferta atual da companhia com a venda, faria com que a vinda de novos navios não aumentasse radicalmente o número de leitos da CDF e Pullmantur. Permitindo assim uma modernização e homogenização da frota sem um grande aumento em capacidade.
Horizonte escuro na Pullmantur |
Assim, o grupo Pullmantur está operando uma frota de cinco navios, são eles o Empress, o Monarch e o Sovereign, originalmente da Royal Caribbean, e os gêmeos da CDF colocados a venda.
Entregues em 1990 e 1992, respectivamente, Horizon e Zenith foram construídos para a Celebrity Cruises, que na época ainda era uma empresa do grupo grego Chandris. O Zenith foi o primeiro a ser transferido para a Pullmantur, diretamente da Celebrity, em 2007. Já o Horizon, após deixar a frota da Celebrity em 2005, operou primeiramente pela Island Cruises (como Island Star) antes de ser transferido para a Pullmantur em 2009.
Cada navio possui cerca de 47 mil toneladas, e capacidade para aproximadamente 1,750 passageiros. Nos últimos anos, ambos vem operando na maior parte do tempo para a filial francesa da Pullmantur, a Croisières de France, que opera na Europa e no Caribe com foco em passageiros que falam a língua francesa.
Navio da S Class |
O Costa Classica, da Costa Crociere, é outro a figurar na lista, com preço na casa dos US$ 150 milhões. Os gêmeos SuperStar Aquarius, ex-Norwegian Wind, e SuperStar Gemini, ex-Norwegian Dream, da Star Cruises da Malásia, também figuram como disponíveis para venda, por US$ 150 milhões cada. Pelo português Funchal, da Portuscale Cruises, o site pede US$ 10 milhões. Valor semelhante ao pedido pelo ex-Melody, da MSC, que volta a estar a venda, após ser comprado por uma empresa indiana em 2014. Outro velho conhecido do mercado brasileiro, o Island Escape pode ser levado por US$ 35 milhões, segundo o site.
http://www.portalworldcruises.com/2015/10/pullmantur-coloca-horizon-e-zenith-venda.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário